Abertura do Ano Judicial 2017/2018

A abertura do Ano Judicial 2017/2018 teve lugar no passado dia 03 de novembro de 2017, no Palácio da Justiça da cidade da Praia, presidido por Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Durante a sessão Solene o Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Dr. Bernardino Delgado, no seu discurso oficial, refutou a ideia de existência de crise no sistema judicial cabo-verdiano, e sublinhou que “é preciso compreender antes de julgar e julgar antes de criticar factos e instituições”.
O presidente do CSMJ salientou que apesar das criticas, que devem ser admitidas com humildade, a probidade e integridade dos magistrados sempre foi e continua a ser um dos principais activos do sistema judicial cabo-verdiano.
“Conhecemos os problemas, já estão diagnosticados e vamos enfrentá-los. Mas sabemos, que para a satisfação de toda a nação cabo-verdiana, que o nosso problema no sector da justiça pouco tem a ver com a questão da integridade ou probidade dos magistrados”, afirmou.
Bernardino Delgado reconhece que há insatisfação que ainda persiste em relação ao serviço da justiça, e que vem alimentando junto da opinião pública críticas legítimas sobre o nível do desempenho do sector judiciário.
Adianta, entretanto, que devem ser escrupulosamente analisadas, e é preciso estar ciente às tentativas de desacreditar os tribunais e os seus titulares por causa do sentido de uma outra decisão com a qual a pessoa não conformou.

 
Confere aqui o Discurso na íntegra, de Sua Excelência o Presidente do CSMJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *