No âmbito do projeto CRIMJUST, uma equipa do Programa Anticorrupção do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (ONODC), chefiada pelo Sr. Guglielmo Castaldo encontra-se em Cabo Verde de 28 de Fevereiro a 1 de Março com o objetivo de discutir com os serviços de aplicação da lei o tema sobre a integridade institucional e futuras atividades a serem empreendidas nesta matéria que culmina com o desenvolvimento de um programa de formação sobre ética e integridade para os serviços de aplicação da lei em matéria da luta contra as drogas.
Esta missão foi recebida hoje no Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), onde o presidente, Dr. Bernardino Delgado, teve o ensejo de lhe apresentar o plano de formação do CSMJ ancorado nos princípios da legalidade e da transparência das actividades do CSMJ e de todas os órgãos que dele fazem parte.
No quadro das ações formativas previstas, o presidente do CSMJ fez saber à missão, da intenção de realizar um seminário sobre a ética e a deontologia com ênfase nos princípios de Bangalore, seminário este que será funcionalizado para a criação de um task force com vista a elaboração de um código de conduta judiciária.
Da parte da Missão da ONODC manifestaram total disponibilidade em garantir assistência técnica e financeira para ajudar a materializar as acções visadas pelo Conselho e manifestaram também, o desejo de Cabo Verde integrar a Gobal Judicial Integrity Network. (Rede Global de integridade Judicial).
Ficou ainda assente que Cabo Verde faria um pedido com vista a ser membro dessa rede de integridade judicial.
