A partir de hoje, 09 de março de 2018, a Justiça cabo-verdiana entra numa nova era com o lançamento oficial do Sistema de Informatização Judicial (SIJ), o que representa uma mudança de métodos de trabalho em face ao modelo tradicional, com ênfase na desmaterialização do arquivo em papel dos Processos Penais (SIPP) para a tramitação eletrónica.
Como vantagens da introdução desta mudança, o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Dr Bernardino Delgado, destaca a sua contribuição para uma melhor gestão da informação, redução de custos, maior transparência, redução da morosidade processual e a diminuição das pendências com ganhos em matéria de celeridade no Sistema de Justiça.
Tudo isso graças à sua facilidade em permitir a notificação eletrónica, o interface com outras entidades (Registos e Notariado, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, entre outras) através de janelas criadas para o efeito.
O novo sistema permitirá ainda manter as estatísticas atualizadas e multidimensionais e o acompanhamento em permanência do estado do movimento processual.
No seu discurso oficial, realizado durante o lançamento do SIJ, o presidente do CSMJ comentou seis aspectos fundamentais que devem ser levados em consideração com esta mudança de paradigmas no Sistema Judicial, para uma maior eficácia deste novo desafio. ( Ler o discurso de sua excelência o presidente do CSMJ na íntegra AQUI).
Sem esquecer que março é mês da mulher e que o lançamento do SIJ aconteceu no dia seguinte ao dia da Mulher, o Dr. Bernardino Delgado aproveitou a ocasião para exaltar a força da mulher, das magistradas judiciais e do Ministério Público, advogadas e oficiais de justiça e pedir-lhes que apliquem a mesma força que utilizaram aquando dos movimentos socialista e sufragista em prol do bom funcionamento do sistema judicial.
O SIJ é um projeto desenvolvido pela Universidade de Aveiro e que resulta de uma parceria com o Ministério da Justiça de Cabo Verde e que conta com a participação do Conselho Superior da Magistratura Judicial, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados.
Durante a cerimonia que foi presidida pela sua excelência a Ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lelis, foi feita também a entrega simbólica dos primeiros cartões de utilizadores do sistema e de identificação dos magistrados e funcionários da justiça.











