CSMJ inaugura site para colmatar lacuna comunicacional entre o sistema judiciaria e a sociedade cabo-verdiana

O Conselho Superior da Magistratura Judicial inaugurou hoje, 04 de abril, o seu site institucional disponível através do endereço eletrónico www.csmj.cv. Trata-se de uma ferramenta criada para colmatar a défice comunicacional existente entre as instituições judiciarias do país e a sociedade cabo-verdiana.

Durante o ato de inauguração, que contou com a presença da comunicação social e dos colaboradores do CSMJ, o presidente do CSMJ, Dr. Bernardino Delgado, afirmou que a lacuna na comunicação existente até agora tem sido aproveitada, maliciosamente para desinformar a opinião pública, com informações pouco rigorosas e com ausência de fidedignidade, o que em alguns casos, injustamente, tem contribuído para agravar a representação social de índole negativista que repousa sobre o funcionamento dos tribunais.
Bernardino Delgado quer que o site seja encarado como uma sala de visita virtual do Conselho Superior da Magistratura Judicial, um espaço que sirva de ancoradouro para bafejar uma sã convivência e uma boa interação entre o Conselho e os seus magistrados, oficias de justiças advogados, comunidade jurídica e todos os cabo-verdianos.
Através do site é possível ter acesso a informações sobre o funcionamento do Conselho e dos tribunais noticias relativas as atividades do Conselho, nomeadamente as cooperações institucionais e noticias dos tribunais relativamente a processos em julgamento, bem como outras informações de natureza jurídica pertinente, com intuito pedagógico e informativo, com destaque para as jurisprudências do Supremo Tribunal da Justiça e das Relações de Barlavento e Sotavento, este último em fase de preparação da documentação necessária.
O site também disponibiliza informações referentes à atividade inspetiva, sendo certo que desde sempre o serviço de inspeção judicial funcionou dentro do CSMJ, e agora, através desta plataforma, já é possível acompanhar a calendarização e o andamento das inspeções dos diferentes Juízes de Direito e das secretarias judiciais.
Além de informações de vária ordem o site também dispõe de uma janela destinada ao público onde os cidadãos poderão fazer as suas reclamações e sugestões sobre o funcionamento dos tribunais.
Clique AQUI para ter acesso ao discurso na íntegra,  de sua excelência o sr. Presidente do CSMJ, Dr Bernardino Delgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *