O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) está a oferecer uma série de formações voltadas para o aprimoramento dos recursos humanos nos tribunais judiciais. O objetivo é capacitar magistrados, oficiais de justiça e o pessoal interno do CSMJ, abordando temas como inteligência emocional, qualidade de serviço e trabalho em equipe.
A formação, que está a ser ministrada de forma faseada pelo Coach em Coaching Emocional Humanizado, Dr. Nuno Melício, acontece na sala de formação do CSMJ, em Achada Santo António, com uma carga horária de 20 horas para cada grupo.
Para os formandos que já iniciaram a formação na cidade da Praia, a iniciativa é considerada louvável e oportuna, considerando especialmente o ambiente de forte pressão presente nos tribunais.
Cleize Tavares, Oficial de Diligência, destaca a importância da formação, que não aborda apenas a vida profissional, mas também aspetos pessoais. A formação ensina a lidar melhor com os problemas pessoais e como eles podem influenciar o ambiente de trabalho.
“O ambiente interno de trabalho nas secretarias dos tribunais é um pouco stressante, mas essa formação visa melhorar esse ambiente. O lado positivo é que todos os colegas estão a ter a mesma oportunidade, e, se todos aplicarem esses ensinamentos, as melhorias certamente virão”, afirma a Oficial de Diligência.
Além dos benefícios profissionais, Cleize Tavares também ressalta o impacto positivo da formação na sua vida pessoal, especialmente no que diz respeito ao controle financeiro e à gestão das economias, bem como na identificação das áreas pessoais que precisam ser aprimoradas.
Para o Dr. Aldino Santos, Juiz do Trabalho no Tribunal de Trabalho da Comarca da Praia, a formação é crucial, pois muitas vezes, devido à pressão do trabalho e da vida pessoal e familiar, não temos tempo para refletir sobre o que está certo e o que precisa ser melhorado. “Essas aulas são valiosas para o nosso autoconhecimento, o que reflete diretamente na melhoria do ambiente de trabalho”, afirmou.
Embora o magistrado tenha a sorte de trabalhar com funcionários colaborativos, ele reconhece que algumas pessoas enfrentam dificuldades de relacionamento nas secretarias. Ele atribui essas dificuldades à falta de preparação para lidar com as situações quotidianas, o que destaca a importância desta formação para superar esses obstáculos.
Conforme explica o Dr. Nuno Melício, o curso é composto por 18 horas de teoria e 2 horas de prática, realizadas nas instalações dos tribunais e departamentos do CSMJ. Durante as práticas, os formandos são acompanhados, e dinâmicas de aprendizagem rápidas são aplicadas, sem prejudicar o bom funcionamento e a eficácia do colaborador.
Os conteúdos programáticos abrangem 29 tópicos, que vão desde a felicidade humana do ponto de vista da neurociência até a criação de uma missão pessoal alinhada com a missão do local de trabalho.
“É uma formação que proporciona um choque de lucidez nas pessoas, permitindo que elas percebam com clareza a sua própria realidade. Nela, os participantes têm a oportunidade de construir um projeto de vida, trabalhando a inteligência emocional com consciência e autoconsciência, focando em mudanças transformadoras.
A formação aborda aspetos relacionados com oito áreas da vida: profissional, sentimental, familiar, emocional, financeira, saúde e qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e intelectual, além de hobbies e lazer. Segundo o Dr. Nuno Melício, essas áreas devem estar equilibradas para que tudo flua de forma harmoniosa.”
A formação será realizada em todo o território nacional, com início na cidade da Praia, seguida por outras regiões de Santiago e nas demais comarcas das ilhas de Cabo Verde, visando capacitar todos os recursos humanos que atuam nos tribunais judiciais.
Dr. Nuno Melício é Cientista Social, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduado em Inteligência Emocional, Coach em Coaching Emocional Humanizado e colaborador de programas de desenvolvimento humano na Rádio de Cabo Verde.