Conselheira Fátima Coronel despede-se da magistratura e deixa STJ por aposentação

A veneranda Juiz Conselheira Dra. Maria da Fátima Coronel despediu-se nesta sexta-feira dos colegas magistrados para se aposentar da Magistratura Judicial, depois de 35 anos de carreira, tendo exercido nos últimos 5 anos o cargo de Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

A sua despedida ficou marcada por uma cerimónia de homenagem que teve lugar na tarde desta sexta-feira no palácio da Justiça no Plateau, organizada por uma comissão integrada por Magistrados Judiciais e do Ministério Público.

Esta homenagem ao “grande ser humano e mulher que é a Veneranda Juiz-Conselheira Maria de Fátima Coronel” representa, de acordo com a comissão organizadora, um gesto de reconhecimento à “vida dedicada à aplicação de uma justiça que dignifica o cidadão”. 

“São 35 anos de Carreira na Magistratura, com uma trajetória de comprometimento e retidão marcada por acções sempre norteadas nos sublimes ideais da melhor Justiça e do justo Direito, 35 anos como  um exemplo de sucesso, dedicação, comprometimento, retidão, integridade de caráter na vida pública e pessoal.

A cerimónia contou com a intervenção de magistrados que discursaram em representação das Magistraturas e dos Conselheiros  do Supremo Tribunal de Justiça. Confere na íntegra os discursos, nos links que se seguem:    

Discurso da Dra. Zaida Lima, Juíza Desembargadora e ex-Presidente do Tribunal da Relação de Sotavento, em representação dos Magistrados Judiciais.

Discurso do Dr. Franklin Furtado, Procurador Geral Adjunto, em representação dos Magistrados do Ministério Publico;

Discurso da Dra. Maria Teresa Évora Barros, Juiz Conselheira do STJ em representação dos colegas Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça

Discurso da homenageada, a Veneranda Juiz Conselheira Dra. Maria de Fátima Coronel, presidente do STJ.

No final da cerimónia foram entregues alguns presentes simbólicos  à homenageada e ficou referido que a ausência das funções da Veneranda Juíz Conselheira, Dra. Maria de Fátima Coronel será sentida por todos que com ela convivera profissionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *