O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Dr. Bernardino Delgado, presidiu nesta segunda –feira ao ato de encerramento da Mesa redonda “Vitimização Infantil”- Caracterização, Impacto e Desafios, organizado pela ACRIDES e os seus Parceiros, no âmbito do Projeto Justiça Amiga da Criança, visando reforçar o fluxo de atendimento à criança vítima, com uma assinatura de comprometimento entre as instituições que a integram, de modo a permitir uma justiça mais amiga e adaptada à criança.
Durante a sua intervenção o Presidente do CSMJ reconheceu que diariamente em Cabo Verde, como em todo o mundo, muitas crianças são vítimas inocentes de miséria, maus tratos, de dramas familiares e de abusos sexuais.
Bernardino Delgado defendeu que um sistema de justiça adaptado às crianças não pode «caminhar» à frente delas; não pode deixá-las para trás. Tem de as acompanhar.
“Um sistema de justiça adaptado às crianças pressupõe Atenção e respeito para com as crianças e ajuda a protegê-las”, avançou.
Dai que manifestou o desejo de que este projeto, Justiça Amiga da Criança se concretize da melhor forma, pois se trata de um importante passo em frente, reconhecendo que a tarefa só estará completa quando pudermos assistir às mudanças, na prática.






