Nações Unidas reforça Sistema de Informatização da Justiça (SIJ) com novos servidores

A Organização das Nações Unidas, através do seu programa para o Desenvolvimento (PNUD) ofereceu ao Conselho Superior da Magistratura Judicial mais um equipamento de gravação de atos jurisdicionais e dois servidores para reforçar o Sistema de Informatização da Justiça (SIJ).

A entrega dos últimos equipamentos decorreu numa cerimónia organizada nesta quinta-feira, 26, na Sede do CSMJ, co- presidido pelo Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Dr. Bernardino Delgado, e o representante interino de Escritório Conjunto da PNUD; FNUAP e UNICEF, Sr. Opia Kumah.

Com a entrega deste último aparelho de gravação totalizam 25 oferecidos pela PNUD o que representa, segundo o presidente do CSMJ Dr. Bernardino Delgado, um ganho extraordinário para o Sistema Jurídico equipando a quase 100% os tribunais e juízes com tecnologias de ponta, “haja em vista uma realização mais célere dos julgamentos, o que conflui para uma justiça mais célere e menos morosa”.

Os dois servidores oferecidos ao SIJ chegaram, segundo o presidente do CSMJ, em bom momento o que irá proporcionar a gestão do fluxo de trabalho em equipa, controlo de versões do sistema em desenvolvimento e execução de testes num ambiente controlado, automatizado, robusto e confiável dando assim “um grande passo” para a materialização de uma justiça célere menos morosa e por maioria de razão, mais justa.

“A eclosão da Pandemia fez saltar a vista a ingente necessidade de se operacionalizar o Sistema de Informatização da Justiça uma vez que é nossa convicção que se estivesse operacional, muitos processos certamente teriam sido movimentados em recurso ao teletrabalho e acreditamos que o impacto da pandemia seria necessariamente menor,” afirmou Bernardino Delgado.

O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial aproveitou a ocasião para apelar aos magistrados e oficiais de justiça para potencializar e incrementar um bom uso do aparelho de gravação e, por outro lado, à equipa do SIJ, pediu que tire o maior proveito dos servidores fazendo com que a justiça dê este grande passo rumo a informatização almejada por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *