A Diretora-Geral, desembargadora Dra. Cristina Tereza Gaudia, e a Secretária-geral, Dra. Luiza Alves de Castro, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) estão em Cabo Verde com uma agenda de contactos a várias instituições, dando sequência a uma série de visitas oficiais agendadas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), visando estreitar as relações de cooperação bilateral e promover a possibilidade do desenvolvimento de programas de intercâmbio académico e pedagógico para formação e aperfeiçoamento de magistrados dos dois países.
Durante os dois dias de visita a Cabo Verde, a delegação da EMERJ cumpriu uma agenda de contacto com várias instituições.
No dia 9 de junho foram recebidos pelo presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Dr. Bernardino Delgado, que aproveitou a ocasião para apresentar Cabo Verde e o Plano Estratégico do Conselho Superior da Magistratura Judicial, sobretudo no que toca ao plano de formação, ponto em que poderão surgir interesse comuns entre as duas instituições.
A seguir a comitiva do EMERJ visitou a Universidade de Cabo Verde (UniCV), onde foram recebidas pela vice-reitora, Sandra Freire; o Diretor-Geral administrativo Silves Moreira, o presidente da Escola de Negócios e Governação Victor Tavares; e o coordenador do curso de Direito, Emanuel Sousa. Desse encontro, muito profícuo, saiu a ideia da assinatura de um protocolo de cooperação para intercâmbios entre as duas instituições de ensino. Segundo o Diretor Geral Silves Moreira a UniCV está aberta a parcerias, interação entre prática e teoria através de investigação e ensaio comparativ
No início do segundo dia de vista a Cabo Verde, a delegação da EMERJ teve a oportunidade de ser recebida pela Sra. Ministra de Justiça Dra. Joana Rosa que falou da urgência na implementação do Centro de Formação para magistrados em Cabo Verde até 2023, projeto esse que gostaria de contar com o apoio da EMERJ, dada a sua vasta experiência na formação e especialização de magistrados.
A Diretora-geral da EMERJ falou também na ideia de criação de um fórum da Lusofonia com a participação de todos os países dos PALOP e com possibilidade de cooperação e intercâmbio.
Tiveram também a oportunidade de apresentar o Projeto Justiça Itinerante para a Diretora-Geral da Política de Justiça, Dra. Marlene Almeida, um projeto que vem sendo implementado no Brasil, com o objetivo de levar a justiça à população, e que reconhece a aproximação do Estado na resolução de litígios.
A seguir visitaram o Supremo Tribunal de Justiça, onde tiveram a oportunidade de manter encontro com o presidente do Supremo Tribunal, Dr. Benfeito Mosso Ramos e na tarde a Secretária-geral da EMERJ visitou o Tribunal da Comarca da Praia.
No final da visita da Delegação a Cabo Verde a EMERJ tem prevista a assinatura de dois protocolos de cooperação e intercâmbio, um com o Conselho Superior da Magistratura Judicial e outro com a Universidade de Cabo Verde.












