Visita de cortesia marcou o início de funções de Allyson Quijano, primeira representante residente do INL no país
O Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Dr. Bernardino Delgado, recebeu esta quarta-feira, 30 de abril, em visita de cortesia, a Senhora Allyson Quijano, recém-nomeada Coordenadora Residente do Gabinete de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei – Bureau of International Narcotics and Law Enforcement Affairs (INL), agência do Governo dos Estados Unidos da América.
Durante o encontro, o Presidente do CSMJ deu as boas-vindas à Senhora Quijano e aproveitou a ocasião para apresentar o modo de organização e funcionamento do sistema judicial de Cabo Verde, destacando o papel do Conselho na gestão e disciplina dos magistrados judiciais, bem como no fortalecimento do Estado de Direito.
A visita serviu igualmente para reiterar a importância da cooperação institucional entre o CSMJ e o INL, tendo sido discutidas possibilidades de reforço da colaboração em áreas estratégicas, nomeadamente na formação de magistrados, combate ao crime organizado transnacional e apoio técnico ao sistema judicial cabo-verdiano.
A presença de uma Coordenadora Residente representa um marco no relacionamento entre Cabo Verde e o INL, que, embora presente no país desde 2013, passa agora a contar com uma representação permanente. Esta nova fase da parceria reforça o compromisso mútuo com a segurança, a justiça e a boa governação.
O Gabinete de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL) é uma agência do Departamento de Estado dos EUA que atua em mais de 90 países, promovendo o fortalecimento dos sistemas de justiça, a luta contra o narcotráfico, a criminalidade transnacional e a corrupção. Em Cabo Verde, o INL tem apoiado iniciativas nas áreas da justiça criminal, formação profissional e reforma institucional.