O Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Dr. Bernardino Delgado, conferiu posse, na sexta-feira, 24 de outubro, a doze novos Juízes Assistentes, nomeados de acordo com o Extrato da Deliberação n.º 097/2024-25, aprovada em 3 de setembro de 2025.
A cerimónia central decorreu na Cidade da Praia e contou com a presença de nove dos novos magistrados: Vital Jorge Oliveira Canto, Emanuel de Pina Pires, Paula Cristina de Afonseca Almeida, Manuel António Barradas Tavares, Allana Kelly Duarte Medina Silva, Thierry Gil Rocha Fonseca Monteiro, Joana Amarilis Silva Mendes Barbosa, Cristiano Semedo Mendes Lopes e Joaquim Varela Ramos.
Em simultâneo, nas instalações do Tribunal da Comarca de São Vicente, na cidade do Mindelo, tomaram posse as juízas assistentes Olga Ludemilla Leite Brito Gomes, Ema Duarte Gomes e Osvaldina Protácio Andrade, completando assim o grupo de novos ingressos na magistratura judicial.
Durante a cerimónia, O novo Juiz Assistente Dr. Manuel António Barradas Tavares, em representação dos recém-empossados, expressou o compromisso do grupo em servir com dedicação, isenção e sentido de dever, contribuindo para o reforço da confiança pública na justiça cabo-verdiana. Sublinhou ainda que cada um dos novos juízes reconhece a responsabilidade que assume perante o sistema judiciário e a sociedade, reiterando a determinação em trabalhar para a melhoria contínua da prestação jurisdicional.
Em mensagem de encorajamento, o Presidente do CSMJ, Dr. Bernardino Delgado, recordou que a nomeação é provisória e marca o início de um período de estágio de 12 meses. “Só com um desempenho positivo e uma avaliação favorável na inspeção judicial é que poderão ser definitivamente nomeados juízes de direito”, advertiu o Presidente, apelando à dedicação, à ética e ao respeito pela causa da justiça como pilares essenciais para a realização da carreira almejada.
Dr. Bernardino Delgado concluiu felicitando os novos magistrados e desejando-lhes votos de sucesso nesta nova etapa profissional.
Com a entrada em funções destes 12 novos Juízes Assistentes, a Magistratura Judicial será reforçada, o que contribuirá para a melhoria dos resultados do sistema judicial, nomeadamente na redução da pendência processual, no reforço das jurisdições e no combate à morosidade da justiça.





















