Previous Next

 Praia, 8 de novembro de 2024

Formação para utilização da nova plataforma do SIJ inicia-se  na cidade da Praia

 

 


Iniciou-se nesta segunda-feira 8, na cidade da Praia, à fase de formação dos profissionais da área de justiça para adaptação ao novo modelo do Sistema de Informatização da Justiça (SIJ) desenvolvido pelo Núcleo Operacional de Sistema de Informação (NOSI) em parceria com o governo de Cabo Verde através do ministério da Justiça e os Conselhos Superiores do Ministério Público e da Magistratura Judicial.


Com a conclusão desta fase, a ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, que presidiu hoje a cerimónia de abertura da formação, espera que todos os profissionais, desde dos oficias de justiça e os magistrados judiciais e do ministério público estejam capacitados para dar arranque, efetivamente, a tramitação eletrónica de processos judiciais com foco na diminuição das pendências processuais e na redução da morosidade da justiça.


O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Dr. Bernardino Delgado, que falou diretamente aos formandos, os desafiou a tirar bom proveito da formação e a dedicar-se inteiramente ao projeto, que considera um passo significativo para a modernização da justiça cabo-verdiana, tornando-a competitiva com outros países onde a experiência tem apresentado excelentes resultados indo ao enfoque daquilo que é o desejo de todos os cabo-verdianos de terem uma justiça cada vez mais célere.


O Procurador-geral da República, Dr. José Luis Landim, que também fez uso da palavra, mostrou-se bastante confiante na equipa que tem acompanhado o desenvolvimento do projeto, garantido que desta vez a tramitação eletrónica no país vai engrenar-se e produzir os resultados que todos almejam.


A formação que hoje se inicia será faseada e estendida a todos os profissionais da justiça, iniciando pelas comarcas de primeira instância de acesso final (Praia e São Vicente) e depois extensível as comarcas de ingresso e de primeiro acesso.

© Copyright 2017 | All Rights Reserved | Power By ISONE INFORMATION SYSTEMS.

Please publish modules in offcanvas position.